quarta-feira, março 09, 2005

Você pode!

Autor: Moura Rêgo


Muitas das coisas ou atuações que se evidenciam por obra da ação daqueles com quem convivemos, quer em nossa casa, trabalho ou mesmo nas ruas de nossa cidade, por vezes nos parecem afastadas de nossas possibilidades. Na verdade, a possibilidade real de também podermos agir da mesma forma ou termos as mesmas atitudes que elas, nos é possível. Todos podemos uns mais facilmente outros não.

Mas seria assim tão fácil agirmos, atuarmos, termos a mesma atitude que outros que se nos parecem tão distantes no caminhar das vidas? Não creio nisso... Jesus, o afável Mestre, nos ensinou bem esse ponto quando nos disse: "Também podeis observar semelhantes coisas, se tiverdes fé, dize àquela montanha aparta-te daí e ela se moverá. Basta para isso que tenhais a fé do tamanho de um grão de mostarda.".

Mas se é tão fácil, Raimundo, por que então não conseguimos e acabamos por voltar às antigas atitudes e acometimentos? A resposta é muito simples: Não nos aplicamos de maneira correta. Apenas queremos, sem raciocinar, tentando poucas vezes e o pior, sem termos vontade, sem termos fé.

Se o Chico, o nosso Chico, foi e é tão admirado, que não o seja tão somente por sua obra, mas primeiramente por sua bondade. E bons todos nós podemos ser. Haverá contradita a esta afirmação?

O codificador, pelas mensagens dos Espíritos que com ele trabalharam para que o legado da codificação nos fosse deixado, afirma cabalmente isso, senão vejamos:
Em a obra básica, O Livro dos Espíritos, a questão de número cento e vinte, trás em sua resposta um esclarecimento impar:
- "Todos os Espíritos passam pela fieira do mal, para chegar ao bem?".
- "Não pela fieira do mal, mas pela da ignorância.".

Pelo exposto, vê-se nitidamente que é o progresso que se nos apresenta como única estrada a ser percorrida por todos nós. Que é a ignorância, ou seja, o desconhecimento, o matiz que nos afasta do Bem, Logo, se todos somos tendentes ao progresso, haverá então óbice a que nos tornemos bons? Se a resposta é não, você pode!

Por outra, Se detemos inteligência, moral em processo de alargamento, intelecto desenvolvido, qual o ponto que nos afastaria do progresso? Ora, diriam uns, as dificuldades da vida. Outros afirmariam as más companhias, outros mais, nossas imperfeições. Todos responderiam corretamente a questão proposta, mas necessariamente não a responderiam em sua totalidade. Todos os matizes elencados, formam juntos neste rol de dificuldades que todos nós encontramos quando reencarnamos. O que nos sugere então nosso intelecto, como resposta? Exatamente! Vencermos estas que conhecemos como mazelas morais. Simples e fácil não é combatê-las, mas cabe-nos, esse trabalho, pois é ele que nos vai dignificar para que assomemos aos pórticos da elevação espiritual. Não pensemos que aqui estejamos apenas por uma simples e efêmera passagem e que depois tudo se esvaia pelos ralos do mundo, não, a verdade da reencarnação nos é a propositura do Pai no sentido amplo da elevação. Assim reencarnamos sempre em estagio diferente do inicial, quando éramos simples e ignorantes, sendo nossa missão primeira nossa própria transformação interior. Destarte: Você pode!

Meus amigos, pela palavra do Rabi do Jugo Manso, soubemos: "Sois Deuses". Operemos então o milagre da transformação trabalhando nossas fraquezas, ajudando na reconstrução moral de outros, dessa maneira, estaremos mais que fazendo cumprir-se a Lei, mas mais que isso, estaremos trabalhando na dignificante tarefa do bem! Mas para que isso seja possível meus amigos, é condição "sine qua non" que inculquemos no imo de nosso ser que todos podemos.

Portanto, VOCÊ PODE!

Muita paz.

Rio de Janeiro, 09 de março de 2005.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello there ##NAME##, I find reading blog articles like ##TITLE## most rewarding. It enhances the experiences of life in many cases.

Being a webmaster I tend to sometimes have a soft spot for blogs related to ##LINK## and /or sites that are built around ebook generators type items.

Once again, thank you ##NAME##, and I will look for your posts again in the future. :-)

Anônimo disse...

Good evening ##NAME##, I find it very refreshing to occasionally find a post such as yours with a related topic such as ##TITLE##. It somehow ads to ones list of lifes experiences.

I have a soft spot for blogs related to ##LINK## and /or sites that have a central theme around Dead-Easy Ebook type items.

Once again, thank you ##NAME##, keep up the unusual posts. :-)