segunda-feira, janeiro 09, 2012

Comentários ou agressões?

Boa parte dos comentários segue o modelo instituido de "agressão melíflua", ou seja, aquela agressão travestida de boa intenção. Sempre começa com um elogio para em seguida destilar veneno, como por exemplo "muito inteligente cada observação mas lhes falta capacidade para entender o pensamento de" seguido pelo nome de algum dos pretensos novos Kardecs.

Talvez o maior problema seja que as pessoas olham para uma doutrina filosófica como se estivessem olhando para um jogo, para uma partida, e passam a defender apaixonadamente o time para o qual torcem, representado pelo nome de alguem que entendem ser a ultima bolacha (ou biscoito) do pacote.

Talvez se compreendessem que uma reflexão filosófica não comporta torcidas, as coisas seriam bem melhores por aqui na Terra Brasilis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros,

Parabéns pelo trabalho que fazem neste blog. Vemos na atualizade muita aceitação de obras "espíritas" sem o mínimo de crítica e análise.
Vocês possuem algum grupo em redes sociais para o fomento de discussões? Se sim, poderiam divulgar, estou ansioso por participar destes debates.

André Proto (andre.proto at gmail.com)