quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Doutrina Espirita na passarela

Alguns espiritas e ate mesmo alguns Centros Espirita andam se exaltando ultimamente com a escolha de uma escola de samba no RJ: Homenagear a Doutrina Espirita.

Legitima e' a reclamacao, bem fundamentada a exaltacao, mas cabe aqui um parenteses, uma analise mais aprofundada sobre o por que chegamos a isso, afinal de contas, nao foi estalo de momento na cabeca de algum carnavalesco, isso e' coisa que vem sendo semeada e adubada faz decadas por um movimento espirita que sequer conhece a Doutrina Espirita. Resta-nos perguntar onde estavam esses espiritas, onde estavam esses Centros, a que especie de letargia ou coma estavam submetidos?

Pois bem, esses mesmos espiritas, em sua imensa maioria, estavam ocupados arando, semeando e adubando esse tipo de inversao de valores. Estavam preocupados em defender modismos sem fundamentacao doutrinaria, estavam ocupados em propagar que quem se preocupava com a Doutrina Espirita, nao passava de um bando de "obsediados", de um bando de pessoas que nao se preocupavam com a caridade, fazendo uso de "agressoes melifluas", de falsidade, para eliminar, erradicar a coerencia doutrinaria.

Mas agora preocuparam-se. Agora lhes incomodou pois isso vai de encontro ate mesmo as parvoices que defendiam com unhas e dentes. Nao se preocupem, isso e' apenas a ponta do iceberg que voces vem cultivando a tempos.




Esse texto nao tem a pretensao de esgotar o assunto, mas apenas trazer um ponto de vista a ser elaborado, completado por todos aqueles que nao estavam em letargia nos ultimos anos, e que estavam de fato se preocupando com a coerencia doutrinaria.

Nenhum comentário: